<$BlogRSDUrl$>

domingo, janeiro 28, 2007



HÁ 40 ANOS, HAVIA UMA GRANDE MANCHA VERDE

Em qualidade, é muito grande a diferença entre as duas fotografias acima colocadas.
Em tempo, as duas imagens da Figueira da Foz estão separadas por cerca de 40 anos.
A de baixo, é de um postal ilustrado de 1965 ou 1966.
A de cima ( de fraca qualidade!...) foi por mim tirada há dias.
A primeira linha da praia está radicalmente modificada.
Mas isso, enfim, seria mais ou menos inevitável que acontecesse. E tirando a famosa torre J.Pimenta e a outra que, anos depois, foi construida na sua sua quase imediata vizinhança, o cenário que se observa do outro lado da baía nem é paisagisticamente muito chocante.

O que mais choca ao compará-las, é que, da grande mancha verde do pinhal Sotto Mayor que existia em meados dos anos sessenta, agora nem um bocadinho se enxerga .
Não por estar tapada pelos prédios da frente marítima, mas simplesmente porque não existe mesmo, pois está transformada numa medonha floresta de betão armado.
Depois de ter sido vítima de uma brutal e ambientalmente criminosa carecada, salvo erro no princípio dos anos 90.

Torna-se por isso imperioso, à comunidade dos municipes figueirenses, e em particular aos responsáveis políticos municipais, evitar que idêntico disparate urbanístico possa vir a ocorrer na grande e rica mancha verde do Parque de Campismo.
A qual é bem capaz de despertar vorazes apetites a negócios imobiliários. Apetites aos quais, autarcas municipais mais desesperados por fazer receitas e dinheiro fresco, possam no futuro não saber ou não querer resistir .
(Clicar nas imagens para as aumentar)

This page is powered by Blogger. Isn't yours?