<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, janeiro 04, 2007

A FIGUEIRA NUM NOVO CONTEXTO

Em linhas gerais, estou de acordo com o teor deste muito oportuno post do colega Amicus Ficaria. Talvez não vá tão longe no seu optimismo e na admiração que revela face ao que até agora se tem limitado a “anúncios”, pouco se tendo visto ainda de realmente tangível e materializado.
Relativamente às suas duas últimas afirmações, estou mesmo totalmente de acordo.

A já próxima finalização da auto-estrada do litoral (prolongamento para norte da A8), irá seguramente provocar, goste-se ou não, uma nova contextualização geográfica, económica e social da Figueira da Foz na vida e no território nacional.
E não será descabido antever uma renovada ligação preferencial da Figueira da Foz às duas capitais de distrito situadas a norte e a sul, aos respectivos tecidos industriais e comerciais, ao porto e à Universidade de Aveiro, por exemplo.
Em vantajoso prejuizo da tradicional ligação da Figueira a Coimbra, meio como Coimbra C (no dizer jocoso e algo arrogante de muitos “coimbrinhas”...) e meio como cidade dormitório e satélite da capital administrativa do distrito. Uma velha cidade aristrocata, simplesmente embevecida com o encanto e o esplendor do seu passado.

A Figueira ficará a uns escassos 30 minutos de Aveiro ou de Leiria.
Pouco mais do que já fica de Coimbra, por uma A14 que inflecte para norte, obrigando a entrar em Coimbra de norte para sul.
Tal como já fica a 10 minutos de Montemor-o-Velho, a Figueira da Foz ficará a 15 minutos de Mira, a 20 minutos de Pombal e a 25 minutos da Marinha Grande.
Será então tempo para pensar que, a haver uma reformulação do associativismo municipal, visando obter sinergias, onde elas realmente surjam, e a colher benefícios de economias de escala proporcionados pelas vizinhanças e nas interfaces dos teritórios, essa reformulação se faça através de uma Associação dos Municípios da Figueira e daquelas vilas e cidades, deixando de lado essa ficção que era e é a Área Metropolitana de Coimbra.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?