<$BlogRSDUrl$>

domingo, janeiro 07, 2007

AS MELHORES CIDADES PARA VIVER

O EXPRESSO deste último sábado publica um curioso ranking das melhores 50 cidades portuguesas para viver em 2007.
As cidades são classificadas segundo 20 critérios, cada um pontuado numa escala de 0 a 100.
A Figueira da Foz ocupa o 10º lugar, ex-aequo com Vila do Conde, com 1145 pontos, num máximo de 2000. O que, não sendo nada mau, não deixa no entanto de ser injusto, comparado com outras melhor classificadas na lista.
Em minha opinião ( e não sou propriamente um tipo muito dado a bairrismos...) a Figueira merecia estar uns dois ou 3 lugares acima.

Os critérios são obviamente baseados numa grande subjectividade, originando algumas pontuações quanto a mim absurdas, e não fazendo sentido.

Por exemplo, não percebo como se poderá dizer que cidades como Angra do Heroismo, Ponta Delgada ou Vila Real, ou até Coimbra, sejam melhores e mais desejáveis para viver do que a Figueira da Foz.
Lisboa ficou à cabeça no ranking, também não percebo como nem porquê.
Guimarães está logo a seguir, esta cidade sim, com inteira justiça, em posição de topo.
( A propósito, visitem-na logo que possível ; tem de longe o centro histórico mais bem cuidado e conservado de Portugal, a milhas do de Évora).

A facilidade e qualidade dos acessos ( a acessibilidade!...no singular!...) à Figueira da Foz é classificada com 60 pontos, atribuida para as condições actuais, e que seguramente irá melhorar muito quando estiver completada a continuação da A8. Mas a Aveiro, nesse critério, só foram atribuidos 70 pontos, quando se conhece o grande número de auto estradas que confluem à cidade, a passagem por ela da linha de comboio Lisboa-Porto, os combios sub-urbanos e regionais com ligação ao Porto, a localização da uma estação ferroviária mesmo no centro da cidade, a existência de um porto comercial de dimensão média e razoável operacionalidade.

O critério mais bem pontuado na Figueira da Foz ( 70 pontos) é o da “relação com a água e a paisagem”, mas no qual Aveiro, cidade plana e sem panoramas ou miradouros, recebeu 70 pontos.
Em “fluidez de trãnsito”, a Figueira obteve 60 pontos, justos quando comparados aos 25 dados a Lisboa neste critério, ou 35 a Coimbra ; mas não fazendo sentido quando comparados com 65 pontos atribuidos a Vila Real ( uma cidade de tráfego complicado, até pela sua geografia).

No fim do ranking situa-se a Amadora. Entende-se...

This page is powered by Blogger. Isn't yours?