<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, dezembro 27, 2006

PARA ONDE FOI ( VAI) O NATAL
É nisto no que o Natal está transformado.
É este o Natal " secularizado", de que aparentemente Vital Moreira gosta, a julgar pelo teor do seu artigo de opinião do PUBLICO de ontem, sob o título " O Natal profano de todos nós" , a cruzar com este post do seu blogue Causa Nossa.
A bem do sacrossanto princípio da República laica e jacobina, que Vital Moreira teme poder vir a estar em causa.
Com o que pretenderá responder aos que defendem a necessidade de se proceder a uma certa "re-cristinização " da festa natalícia.
Nesses me incluo, dando ao conceito um sentido mais civilizacional e cultural, e não necessáriamente religioso ou do domínio da fé na divindade do menino nascido das palhinhas, plásticamente traduzido na poética do presépio.
E a mensagem da festa natalícia cristã, na sua pureza inicial, franciscana, tem uma carga ética, convergente com os valores que gostaria de ver adoptados como referências no nosso mundo ocidental e greco-judaico-cristão, carga ética que não têm o anafado pai Natal, de pesado saco às costas, trepando pelas varandas acima, ou a nórdico-pagã árvore de Natal carregada de bolinhas coloridas e de embrulhinhos cheios de prendas.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?