<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, dezembro 13, 2006

ELEIÇÕES LOCAIS... HÁ 30 ANOS

Num oportuno post ontem publicado, o colega local AmicusFicaria lembrou alguns dos participantes das primeiras eleições autárquicas realizadas em 12 de Dezembro de 1976, na nova República democrática institucionalizada havia uns meses .

O programa eleitoral do PS para o Município da Figueira da Foz espraiava-se por umas longas, compactas e palavrosas 10 páginas A4. A preto e branco, naturalmente ; compostas manualmente, à moda antiga, numa pequena tipografia figueirense.
O programa da FEPU ( o PCP aliado com si próprio, como habitualmente...) era publicado em 32 páginas de tamanho A5, em papel de boa qualidade, levemente couché, compostas na Atlântida Editora, em Coimbra.
Muito se escrevia naqueles tempos!
Eram as primeiras experiências do exercício do poder local, com bastante ingenuidade, à mistura com muito sonho, muito irrealismo, e alguma generosidade!
Não obstante o tempo passado e a experiência adquirida, volvidos 30 anos, muito se continua a escrever e a prometer nos folhetos com os programas e as promessas eleitorais. Desta feita, muito coloridos, com muitas , lindas e sugestivas fotografias, sempre em excelente papel couché.

A letras bem mais gordas que o texto das 10 páginas, e depois de um grande arrazoado, o programa eleitoral do PS para o acto eleitoral de 1976 terminava assim :

Este é um programa ambicioso? Pois é.
Vamos então todos arregaçar as mangas e lançarmo-nos ao trabalho.
Por uma gestão municipal eficaz e dinâmica, ao serviço das classes mais desfavorecidas.
Por uma gestão municipal feita com a participação activa de todo o Povo do Concelho, e em particular das freguesias rurais.
Pela gestão do concelho mais socialista de Portugal, a ser feita por socilaistas, e a ser olhada como modelo à escala nacional.
Por uma cidade limpa, moderna e hospitaleira.
Dá também o teu contributo.
Vai no dia 12 de Dezembro votar nos candidatos do PS.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?