<$BlogRSDUrl$>

domingo, dezembro 31, 2006

ANO NOVO, UE NOVA

Amanhã, primeiro dia de 2007, entram oficialmente para a União Europeia, dois novos Estados nacionais, a Roménia e a Bulgária. Passamos a ser 27.
Depois de ter provado obedecer a todos os critérios fixados, também amanhã a Eslovénia entra para a Eurolândia (a Europa da moeda comum, o Euro).
Um dos três ou quatro novos países da UE que já passou à frente de Portugal.

Estive em Maio passado de visita à Eslovénia, em particular à sua capital, Lujbljana. Uma cidadezinha encantadora, extremamente limpa, com um centro histórico impecavelmente bem recuperado e conservado, animadíssimo nas suas inúmeras esplanadas bordejando um sereno rio que o atravessa.
Em bonitas praças e ruelas do centro, havia vários mercados de artesanato nacional, flores, frutas e outras bugigangas .
Fiz por aí umas umas pequenas compras. Coisas muito simples, umas cerâmicas, uns artigos de madeira. O Euro já circulava livremente, a par da moeda nacional. Tudo estava cuidadosa e claramente marcado nas duas moedas
Era o tempo das cerejas. Comprei também uma porção de cerejas, e um pacote de tâmaras, compostos a peso, para comer enquanto vagueava por ali.
Cada compra era de um a dois euros.
De cada uma, não importava o montante, me era passada uma factura, numerada e com todos os dados, emitida por uma pequena impressora.
Sempre com um sorriso nos lábios e um simpático thank you.
Imagino com que cara ficaria um vendedor ou uma vendedora de um dos nossos confusos mercados populares, se depois de me vender uma dúzia de ovos ou um pacote de pevides, eu lhe pedisse uma factura !
Nem eu me atreveria a pedir tal coisa, sobretudo se fosse no mercado do Bulhão!…

This page is powered by Blogger. Isn't yours?