<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, outubro 20, 2006

CUSTO E PREÇO DA ENERGIA ELÉCTRICA

A energia, seja sob que forma for, será cada vez mais um bem mais e mais raro.
À medida que escasseia, seja porque a oferta é pouca, seja porque a procura é muita, terá inexoravelmente de ficar mais cara. Isto não tem nada a ver com o modelo de economia de mercado, ou com sociedade capitalista.
Tem a ver com a ordem natural das coisas. Agora como há mil ou dois mil anos.
Na discussão em torno do novo preço da electricidade é tambem aplicável aquela alegoria da manta com que queremos cobrir o corpo.
É curta. E se a puxamos para cima, destapamos os pés ; se a puxamos para baixo, descobre-nos o pescoço.

Ora, o que vem acontecendo, é que os preços actualmente praticados em Portugal estão abaixo do seu custo.
Para equilibrar tal desequilíbrio, é inevitável ter de se adoptar uma das 3 soluções seguintes :


- aumentar o tarifário do consumo doméstico, e cada família terá de suportar um brutal agravamento da sua conta de electricidade, da ordem dos 15% ;

- fazer as empresas, nomeadamente as industriais, pagar uma tarifa ainda mais alta do que a que já pagam ( muito inferior à paga pelas empresas espanholas), agravando com isso os seus custos de produção, perdendo competitividade no mercado externo, reduzindo neste as suas vendas e, a prazo, encerrar ou “deslocalizar” para outras paragens, provocando mais desemprego;

-não fazer nada, não mexer em nada, não autorizar qualquer esforço de re-equilíbrio, assobiar para o lado ; e ser o Estado a pagar o crescente diferencial; o que quer dizer, nós todos, os contribuintes, gastemos muito ou pouco, sejamos poupados e contidos, sejamos gastadores, descuidados e irresponsáveis.


Vai para mais de 10 anos, uma lei de um governo de Cavaco Silva, determinou que os preços da electricidade não poderiam ser aumentados anualmente acima da taxa de inflacção.
Já na altura, a boa e piedosa intenção estava desajustada à crua realidade.
Entretanto, nos últimos anos, o mundo mudou muito e o preço do crude de petróleo triplicou.
A construção de umas poucas barragens para produzir electricidade tem sofrido a sistemática e idiota obstrução de umas quantas organizações de interesses corporativos e “ambientalistas”

Pela voz melíflua e sibilante de Francisco Louçã, a que uma parte importante dos media dá um reverente eco, o Bloco de Esquerda veio agora apresentar um projecto de lei, novamente determinando que o preço da energia eléctrica só possa ser anualmente actualizado em directa linha com a taxa de inflacção.
Sugiro mais aos inteligentes proponentes de tão brilhante legislação.
Sugiro que apresentem também um projecto de lei, obrigando que a mesma sábia e generosa regra seja igualmente aplicável ao preço das ramas de petróleo.
Francisco Louçã ficaria muito bem visto, e certamente aumentaria ainda mais o seu charme no jet set da esquerda blasé...
E Portugal ficaria com uma legislação muito progressista.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?