<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, março 16, 2006

A PRAGA DO EDUQUÊS

Entre dois voos, uma escala inesperadamente prolongada deu-me tempo para ler, de um trago só, o recente livro de Nuno Crato ( professor doutorado em Matemática) com o sugestivo título “ O Eduquês em discurso directo” .

Recomendo vivamente a sua leitura .
Sobretudo aos bons professores dos ensinos básico e secundário , que na meridiana clareza do seu texto encontrarão decerto reflectidas muitas das suas perplexidades e amarguras, perante as “pedagogices” e “modernices” que até há pouco tempo ( e desde os tempos de Roberto Carneiro ) eram espalhadas por certas estruturas internas do Ministério da Educação .

Transcrevendo parte do texto de divulgação publicado na contra capa do livro , este

“ disseca com rigor e impiedade os lugares comuns em educação, mostra o vazio dos conceitos que têm dominado a pseudopedagogia do laxismo e da irresponsabilidade e explica a ideologia frouxa que está por detrás da linguagem mole e palavrosa a que se tem chamado o eduquês .
Depois de ler este livro, ninguém poderá continuar a aceitar acriticamente expressões tão comuns como “aprender a aprender” , “ensino centrado no aluno” ou “ aprendizagem em contexto”.(...)

This page is powered by Blogger. Isn't yours?