<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, março 15, 2006

ESPANHA, UMA NOVA POTÊNCIA ECONÓMICA EUROPEIA

Desde há cerca de dois meses, Madrid possui não apenas o mais moderno aeroporto da Europa, mas também seguramente um dos mais assombrosos, em grandiosidade e arquitectura.
A capacidade do já existente aeroporto de Barajas era de 42 milhões de passageiros por ano ; passou para cerca de 72 milhões de passageiros por ano.
Tem agora 4 pistas e 104 portas de embarque, com uma capacidade máxima de 120 movimentos de aviões por hora.
O novo terminal 4 , para já exclusivo da Ibéria, é uma gigantesca nave com quase 2 km de extensão.
Em paralelo com ele, o novo terminal T4s, com extensão um pouco menor, ligado por um comboio subterrâneo.
A viagem entre um e outro demora 12 minutos. As transferências para o pre-existentes terminais T1 , T2 e T3 , têm de ser feitos por autocarros, de 3 em e minutos, e demorando no trajecto 5 a 6 minutos.

Alguns dos números que caracterizam a realidade económica espanhola actual são verdadeiramente espectaculares . Saliento alguns dos mais expressivos.
Pela primeira vez deste a instauração da democracia em Espanha, as contas do Estado espanhol apresentaram no ano passado um avultado superavit de 1,1 % do PIB ( que confronta com o deficit de 5% do Estado português) .
Na agricultura, a modernização e o incremento da produtividade foram impressionante nas últimas décadas.
Espanha passou de uma cobertura 80% de auto abastecimento de bens alimentares em 1980 , para uma taxa de 125 % em 2005 ; ou seja, Espanha tem hoje uma agricultura fortemente exportadora, apenas com uma população agrária de cerca de 1 milhão de pessoas.
Em 1958, um lar espanhol dedicava cerca de 55% do seu rendimento à compra de alimentos; hoje em dia, gasta menos de 20% .

Perante este nosso vizinho, novo gigante económico europeu aqui ao lado, não haverá retórica de combate nacionalista e patriótica que nos valha.
As coisas são como são ; a economia é como é.
Não nos espantemos portanto que, num próximo futuro, algumas OPAS venham a soprar de Espanha.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?