<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, fevereiro 08, 2006

QUE ESQUERDA É ESTA?...

...que, através de uma crónica no PUBLICO de hoje, de Fernando Rosas, dirigente do BE, sai em defesa de um Estado, o Irão, onde impera umas das mais reaccionárias ditaduras teocráticas do mundo de hoje?
Fernando Rosas coloca em causa a legitimidade do cerca ao governo iraniano, visando impedir o desenvolvimento do seu programa nuclear.
Não sei se com santa ingenuidade, se com seráfico cinismo, Fernando Rosas acrescenta :
“ Até agora não foi apresentada qualquer prova de que o Irão esteja a mentir ao anunciar formalmente os propósitos pacíficos do seu programa nuclear”

Em meados dos anos 30, também houve gente de “esquerda” opinando que Hitler não representava um grande perigo para a Europa. E que o melhor seria procurar um “apaziguamento” com o nazismo em crescendo constante.
Não era esta a opinião de Winston Churchill, que reiteradamente clamava pela necessidade do re-armamento intensivo da Inglaterra, insistindo que as ambições de Mr Hitler deviam ser paradas, custasse o que custasse. Mas o velho Winston, resmungão e alcoólico, era um tenebroso homem de direita, como se sabe.
Também por esses tempos se ouvia declarar a Estaline e aos comunistas alemães que, no fundo, não havia grande diferença entre os nacionais socialistas e os conservadores ou os sociais democratas.
Viu-se no que deu tão demente cegueira.

Aqui há uns anos era habitual dizer-se que Portugal tinha a direita mais estúpida da Europa.
Agora, talvez se possa também dizer que tem a “esquerda “ mais estúpida.
Trata-se obviamente da esquerda a que se tem de colocar aspas...

This page is powered by Blogger. Isn't yours?