<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, fevereiro 17, 2006

A FIGUEIRA JURÁSSICA

Tem havido recentemente várias notícias sobre a instalação de novas indústrias ou de unidades de produção de riqueza e conhecimento, ao longo de uma espécie de arco em redor da Figueira da Foz .
Foram mais concretamente os casos de Cantanhede, Montemor-o-Velho e Condeixa. Pombal é um já conhecido caso de assinalável desenvolvimento industrial e de progresso.
E na Figueira?
Nos últimos anos, de concreto, houve um anúncio feito há já uns largos meses, sobre a prevista instalação de uma central térmica da Iberdrola, usando gás natural como combustível. Mas, até ao momento, tudo parece ter-se ficado pelo anúncio.

E de concreto, também, faz-se muito ruído com a charmosa reivindicação, promovida pelo Presidente da Câmara, de ser encerrada a fábrica de cal hidráulica da Cimpor, no Cabo Mondego.
Esta é acusada de estar a destruir uma formação maciça de rochas, pedras e penedos, sob a forma de uma falésia, a que chamam de “património cultural”.
Onde, dizem, até há umas pegadas de dinossauros.

Por este andar, Portugal ainda vai passar a importar cal hidráulica. Está bem assim, somos um país rico e próspero. Não precisamos de estar a fabricar esse produto, deixando de bom grado a sua produção ser "deslocalizada" para países do leste ou do terceiro-mundo .
Ficaremos todos muito felizes a olhar para as nossa lindas falésias e para o nosso património de pedras e rochas. O qual, como se sabe, abunda muito pelas nossas “terras do demo”.
Viveremos então da animação do turismo, dos Carnavais e dos desfiles de bikinis, do jogo do Casino, dos muitos milhões de gentes de cultura que todos os anos vêm olhar para as indecifráveis gravuras de Fozcoa, e dos muitos milhares e milhares de turistas portugas que certamente irão trepar ao Cabo Mondego para se deslumbrarem com os “ estratotipos do limiar aeleniano-bajociano” do Jurássico médio das suas falésias, e apanhar umas pedrinhas onde se podem ver uns bichinhos em forma de concha.
Nota : Declaração de interesses.
Para devido esclarecimento dos leitores, informo que sou detentor de 1245 acções da Cimpor.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?