<$BlogRSDUrl$>

sábado, janeiro 21, 2006

DA VIDA DISSOLUTA À SANTIDADE

Só agora tive oportunidade de ler as actas das 2 últimas sessões de 2005 da Câmara Municipal da Figueira.
Na de 22 de Dezembro, depois de alguma discussão, foi aprovado realizar a revisão de nada mais nada menos que 23 Protocolos celebrados entre a Câmara Municipal e várias colectividades do Concelho, envolvendo todos eles, claro está, responsabilidades financeiras mais ou menos vultuosas para os cofres municipais
Achei muito curiosa uma comparação feita nessa sessão pelo Vereador António Tavares , intervindo a propósito da nova e surpreendente postura de rigor financeiro e de contenção de gastos do Presidente e dos Vereadores Executivos , expressa com particular fundamentalismo por parte do vereador Pereira Coelho .
Transcrevo parte dessa intervenção :

“ (...) Disse que o Executivo lhe fazia lembrar um pouco a Santa Teresa de Ávila que, durante muitos anos levou uma vida dissoluta e que depois se decidiu penitenciar, e tanto se penitenciou e sacrificou que chegou a Santa.
Portanto, depois deste Executivo ter levado a vida que levou, vai finalmente encetar a vida da virtude que certamente os conduzirá à santidade.
Acrescentou que estão disponíveis a colaborar nessa lavagem de alma, apoiando-os nesse caminho que agora querem, que não é tortuoso, antes pelo contrário é um caminho virtuoso.
Não é difícil mas, como o Vereador sabe, a Via Sacra, a via em que Cristo se penitenciou, também se chamou a “Via da Paixão”, e se forem pela via da paixão é certamente uma forma de alcançarem essa ascese ( ...) .

This page is powered by Blogger. Isn't yours?