<$BlogRSDUrl$>

domingo, dezembro 04, 2005

OS GOUVARINHOS , A CRUZ E O TRAPÉZIO

A Cruz e o Trapézio é o título de um excelente e clarificador artigo de opinião de João Bénard da Cosa, que hoje se pode ler no PUBLICO, ainda sobre a meio adormecida (talvez devido ao actual período eleitoral…) questão da retirada dos crucifixos das escolas públicas.
Bénard da Costa é católico, é verdade.
Mas é também um velho intelectual católico progressista, que sempre militou sem medo nem reticências cautelosas, mesmo nos tempos da ditadura, no campo ideológico daquilo que se costuma designar por “esquerda”. Porventura por razões de fidelidade atávica, pertence agora à Comissão de Honra de Mário Soares.
Convirá lê-lo e reflectir um pouco nos lógicos e pertinentes argumentos que aduz, sem complexos, e nos factos que relata.
Transcrevo apenas a parte final do seu artigo:

Desculpem-me a expressão, mas, “por amor de Deus”, parem com esta loucura ou com esse fundamentalismo reverso.
A não ser que se queiram imortalizar, como se imortalizou o Gouvarinho de Eça quando acusou os defensores da educação física de quererem substituir a Cruz pelo trapézio.
Como se costuma dizer, o ridículo mata.
E, só para não invocar o Santo Nome em vão, não termino esta crónica dizendo : “Haja Deus”, expressão corrente na boca de tantos ateus”


This page is powered by Blogger. Isn't yours?