<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, dezembro 30, 2005

A NOVA LEI DO TABACO EM ESPANHA

Se fosse hoje, Antero de Quental já não poderia titular de “ Causas da decadência dos povos peninsulares “ a sua famosa conferência do Casino.
Espanha, o nosso vizinho peninsular é agora uma potência na União Europeia, e a 8ª economia mundial.
O seu Produto Interno cresce a taxas da ordem dos 3% ao ano, enquanto o do seu vizinho pobre, Portugal, se limita a crescer a umas escassas décimas percentuais.
Cavaco Silva tem razão quando diz que não dá para entender porque assim é .

Não terá muito a ver com isto, mas o PUBLICO de hoje, na sua primeira página, publica uma grande foto colorida mostrando a entrada de um espaço público em Espanha. Parece ser uma entrada para o Metro. Merece alguma reflexão.
No pavimento, um gigantesco sinal de proibido fumar. Um cigarro fumegante, dentro de uma coroa circular vermelha, cruzada por uma linha vermelha. Sem complexos, a mensagem, autoritária, é de que "é proibido". E pronto.
Não é como os envergonhados avisos de “Não fumadores”, em pequenos rectângulos de papel colados nas paredes, que aqui pela nossa terra se colocam nos espaços públicos, por exemplo nos comboios, no aeroporto ou no metropolitano. Tão pequenos e tão envergonhados, que mal se conseguem enxergar…
Com a nova legislação (aprovada nas Cortes, por unanimidade) proibindo ou restringindo o consumo de tabaco nos locais públicos, a Espanha junta-se assim a outros Estados europeus, modernos e prósperos, como a Finlândia, a Holanda, a Irlanda, a Suécia e a Itália.

O dr. Pulido, na sua crónica do PUBLICO de hoje, a propósito de outra coisa, e no seu habitual registo avinagrado e de ressaca, fala “ da mania da imitação que distingue o indígena e vem da inferioridade e do atraso do país”.
Pela minha parte, só vejo vantagens em ir ver como se faz “lá fora” (em vários domínios, desde a justiça à administração escolar) e imitar depois o que se faz bem e com bons resultados.
Quando “imitaremos “ então em Portugal o que se está a fazer bem em Espanha?
Adoptando, por exemplo, uma idêntica, ou pelo menos semelhante, legislação sobre o consumo de tabaco, como a que vigorará em Espanha a partir do próximo dia 1 de Janeiro.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?