<$BlogRSDUrl$>

sábado, novembro 19, 2005

A VENDA DA CELBI

O Semanário Económico de ontem noticiava que o grupo espanhol ENCE ( Empresa Nacional de Celulosas ), eventualmente em parceria com o grupo Amorim, poderá estar interessado na aquisição da Celbi.
A notícia adiantava mesmo um valor de avaliação da Celbi em 300 milhões de Euros. Trata-se obviamente de uma mera estimativa, decerto baseada no próprio valor do activo líquido da empresa no final de 2004 : 211 milhões de Euros.
Com um capital próprio de 192 milhões de Euros, apresenta assim o excelente, invejável e excepcional rácio de autonomia financeira de 91% , ou seja, um rácio de endividamento de 9% !...

Não será por isso de estranhar que o valor de mercado, sendo obviamente superior ao valor do activo, seja mesmo bem superior aos estimados 300 milhões de Euros.
Como é evidente, uma empresa e um activo como a Celbi nunca poderia encerrar, como algo ingenuamente chegou a ser comentado e lamentado na blogosfera figueirense.
Só se os detentores do seu capital houvessem ensandecido.

De qualquer modo, o que actualmente está em curso é uma avaliação mais rigorosa do seu verdadeiro valor de mercado, por um banco de investimento especializado nesse tipo de trabalho.
Depois se verá quem tem posses e liquidez para cobrir o valor a que se chegar. É bem possível que a StoraEnso vá abrir a boca. Logo veremos.
Mas é inegável que o cenário ENCE-Amorim faria todo o sentido, havendo lugar a uma boa parceria complementar entre os activos (industriais e florestais) da ENCE e da Celbi, ambas produtoras de pasta de eucalipto de mercado . A ENCE já actualmente tem uma quota de 21% no mercado europeu de pasta de eucalipto não integrada.
Por outro lado, é conhecida a apetência dos capitais espanhois para crescentemente penetrarem no tecido empresarial português (quem sabe se mesmo com os olhos postos no Brasil...), em diversos domínios, desde a banca até à energia eléctrica .
Sobre isto, pouco ou nada haverá a fazer. Seria mera estultícia começar por aí a chorar, com pruridos ou complexos nacionalistas.
A globalização, para Portugal, começa afinal com a iberização económica.
E esta pode sem dúvida ser compaginável com a permanência da identidade cultural portuguesa, e com alguns restos de soberania nacional, já hoje em dia largamente compartilhada com os restantes estados da União Europeia .
Sendo estes os valores que interessa realmente preservar.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?