<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, novembro 18, 2005

MORTE EM COMBATE

A morte em combate de um militar português, hoje, no Afeganistão, é um acontecimento triste e doloroso, para qualquer português e em especial para os seus familiares.
Mas as declarações de Francisco Louçã ( de sobrolho franzido, em ar de grande sofrimento...) e de Mário Soares, que acabei de ouvir na SIC Notícias, sobre aquela morte em combate, fazendo dela um descarado aproveitamento político, são simplesmente miseráveis.

A tal propósito, Mário Soares não teve qualquer rebuço em vir declarar que “nunca gostei que lá fossem” ( as tropas portuguesas) e que “ escrevi há uns anos um artigo no qual dizia tratar-se de um precedente perigoso”.
A isto chama-se não ter sentido de Estado. E quem não tem sentido de Estado, não pode ser Chefe de Estado. Com o meu voto, não será.

Também interpelado sobre o mesmo assunto, já Manuel Alegre respondeu serenamente com inteiro sentido de responsabilidade, limitando-se a lamentar a morte em combate do militar português.
As próprias reacções e declarações do Presidente da República e do Primeiro-Ministro assumiram, a meu ver, dimensão exagerada e inadequada.
Se o Presidente Roosevelt, dos Estados Unidos, fosse fazer uma declaração de cada vez que um soldado americano tombava nas praias da Normandia, nos dias 6 e 7 de Junho de 1944, não teria nesses dias mais tempo para além de estar permanentemente diante do microfone da rádio.
Nem tempo teria para ir dormir.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?