<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, novembro 16, 2005

DIREITO À INDIGNAÇÃO E BANDEIRA A MEIA HASTE

A Assembleia Geral extraordinária da Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP) deliberou hoje, por unanimidade, realizar várias acções de protesto contra os cortes previstos no Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2006, nas transferências para os municípios.
Exercício do “direito à indignação” lhes chama a ANMP na sua página da internet, utilizando a tonta expressão que Mário Soares irresponsavelmente usou nos idos de 1995, e que tem servido de cobertura desculpabilizante para intoleráveis, selvagens e broncas demonstrações, desde cortes de estrada, até à destruição de votos e urnas eleitorais.

Que queria a ANMP e que esperavam os diversos e indignados autarcas?
Pretendiam que os inevitáveis e imperiosos esforços de contenção de despesas passassem literalmente ao lado dos seus despreocupados e despesistas desempenhos orçamentais?
Ouvi um autarca afirmar, sem que o mais leve rubor lhe colorisse a face, que “os autarcas estão a pagar pelo despesismo da Administração Central” !...
E pelo seu, não estarão a pagar?

Foi anunciado que os autarcas vão estar nas galerias da Assembleia da República, no dia da aprovação final do OGE. Espera-se que se levantem e exibam T-shirts brancas com palavras de ordem. O Presidente da Assembleia mandará então evacuar as galerias.
E talvez depois os autarcas vão decretar uma greve nacional, à semelhança do que fizeram os meretíssimos juizes.
Assim vai a nossa latino-americana democracia...

Outro dos gestos de protesto previstos parece que vai ser colocarem a meia haste a bandeira de cada Município.
Fico a aguardar, com curiosa expectativa, o que irá ser feito nas varandas dos Paços do Município da Figueira da Foz.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?