<$BlogRSDUrl$>

sábado, outubro 01, 2005

UM TESTEMUNHO

Eram cerca das 12:40 de hoje, sábado.
Eu circulava na estrada Figueira da Foz-Leiria, de norte para sul. O termómetro do carro indicava uma temperatura exterior de 23ºC.
Um pouco depois da Marinha das Ondas, creio que já dentro do concelho de Pombal, passei por dois guardas e uma viatura da Brigada de Trânsito da GNR ( BT-GNR), estacionada em vigilância na berma direita da estrada.
Cerca de 200 a 30 metros adiante, passada uma leve curva para a direita, observo fumo abundante do lado esquerdo da estrada.
Abrandei, e observo que um grupo de pessoas, junto de uma carrinha de um snack-bar ( estava identificado com letras verdes, mas lamento ter-me esquecido do nome) estacionada na berma da estrada, em sentido contrário ao meu, já dentro da floresta existente na área.
Preparavam uma refeição, num fogareiro a carvão, aceso e a fumegar abundantemente.
Andei para sul mais uns metros e dei meia volta, parando de novo junto dos referidos guardas da BT-GNR pelos quais passara antes.
A quem informei ( denunciei) do sucedido.
Um deles, não parecendo ligar muito ao caso, disse que “iria já ver o que se passava…”
Dei de novo a volta e retomei o caminho para sul, em marcha muito lenta, e olhando pelo espelho retrovisor, estacionando depois por algum tempo um pouco mais adiante.
Haviam passado, entretanto, já cerca de 5 minutos desde que dera a informação aos guardas da GNR, e estes ainda não haviam ido “ ver o que passava..”
Ignoro se realmente chegaram a ir, porque depois retomei a viagem.

Nos noticiários da tarde da rádio, vim a saber que estava a lavrar um violento incêndio no concelho de Pombal.
Deu-me para ficar com um sentimento de culpa, por não ter levado a minha intervenção mais longe. Não sei bem como, mas enfim…

Vou comunicar o sucedido ao Comando da GNR.
Mas começo a ter dúvidas se valerá mesmo a pena…


This page is powered by Blogger. Isn't yours?