<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, outubro 26, 2005

OS DESÍGNIOS E OS PERIGOS

Dois curtos comentários pessoais sobre as declarações hoje produzidas por Mário Soares, na apresentação do seu manifesto eleitoral.
1.
Se dúvidas ainda eu tivesse, depois de hoje ouvir as suas declarações e o longo enunciado daquilo a que chamou os seus 16 “desígnios”, quase em jeito de programa eleitoral de governo, caso fosse Presidente da República, aquelas dúvidas desvaneceram-se.
Mário Soares como Presidente da República, a intervir directamente na governação para fazer cumprir aqueles seus “desígnios” seria para o governo de José Sócrates uma permanente dor de cabeça e um foco de instabilidade.

Mário Soares afirmou ( parole..parole...) apreciar e dar garantias de estabilidade política.
Pela minha parte, é precisamente por considerar que é um imperativo nacional ter estabilidade política nos próximos 2 a 3 anos, que não quero Mário Soares como Presidente da República.
E é precisamente por isso que em minha opinião, é Cavaco Silva, dos candidatos anunciados, aquele que melhor exercerá a função de Presidente da República, de forma consistente com os normativos constitucionais sobre as suas atribuições e as atribuições do Governo.
Este juizo não tem rigorosamente nada de ideológico, mas decorre tão só de uma avaliação comparativa das personalidades dos dois candidatos.

2.
O argumento, logo adiantado por Mário Soares no início das suas declarações, de que se candidatava porque estaria a “surgir à direita um messianismo revanchista” é feio, tonto, descabido, ridículo e, convenhamos, um tanto torpe.
Se pensa que, com argumentos desse jaez e de um tal primarismo, consegue assustar muitos eleitores, desengane-se.
Poderá sim, é virar muitos eleitores e muitos votos contra ele.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?