<$BlogRSDUrl$>

sábado, outubro 01, 2005

JUNTOS CUMPRIREMOS

Tenho para já duas notas a registar sobre o novo cartaz eleitoral do candidato do PSD à Câmara Municipal da Figueira da Foz, recentemente divulgado em muitos outdoors espalhados pelo concelho.

A primeira, é a alteração do pronome pessoal e do tempo de verbo.
De “Eu Cumpro” passou-se para um curioso e esquisito “Juntos cumpriremos”.
Ou seja, da primeira pessoal do singular para a primeira pessoa do plural ; e do tempo do presente do indicativo para o tempo do futuro.
“Cumpro” é afirmativo e procura definir uma natureza, um modo de ser.
“Cumpriremos” é uma promessa, um compromisso. Para julgar da sua credibilidade, será necessário, no entanto, fazer uma avaliação do passado, isto é, se no passado cumpriu.

Cada eleitor fará a sua.
Claro que importaria esclarecer também o eleitorado sobre o que realmente promete ir cumprir quem proclama que “cumpriremos”.
A Lei? O Código da Estrada? As obrigações de uma gestão transparente? As boas práticas da gestão autárquica? Ou será mesmo as numerosas e às vezes algo delirantes promessas feitas?

E “juntos”...com quem? Com o Governo? Com os deputados do PSD? Com Santana Lopes? Ou com os outros elementos da lista candidata, designadamente com o núcleo duro do aparelho partidário, representado por Pereira Coelho e José Elíseo?
E , nesta última hipótese, porque não aparece nenhum deles nas fotografias nem nos cartazes dos tais outdoors?

A segunda, é a de que este segundo e novo cartaz aparece identificado com PPD/PSD, à boa maneira da linguagem e terminologia persistentemente utilizada por Santana Lopes. Mas claramente ao arrepio do que acontecera na campanha autárquica de 2001, cabe recordar.
Terá esta mudança algum significado político?
De algum alinhamento com a corrente santanista afastada da liderança do PSD depois das últimas eleições legislativas, por exemplo?
Ou será mera forma de mostrar coerência com a prática mimética de designar o partido por PPD/PSD, adoptado pelo seu aparelho local e pelo Presidente da Câmara, durante os memoráveis tempos de Santana Lopes à frente do partido e do governo?
Mais estranho ainda : nos restantes folhetos de propaganda, já distribuídos, aparece simplesmente PSD, de acordo com a linguagem e a simbologia da actual liderança.

Assim fica-se de bem com uma corrente e com outra né?....

This page is powered by Blogger. Isn't yours?