<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, outubro 06, 2005

DECLARAÇÃO DE VOTO (2)

As razões do meu voto para a Câmara Municipal da Figueira não se fundamentam no cotejo entre as ideologias ou princípios partidários do PS e do PSD, irrelevantes para efeitos de eleição autárquica.
Nem muito menos na avaliação crítica e comparativa entre os respectivos “ programas” ; ambos dão acolhimento a promessas fantasistas, que não são para tomar a sério, embora o PSD nessa matéria exagere muitíssimo mais…

A bem da verdade, reconheço e importa anotar duas muito relevantes diferenças entre aquelas duas listas candidatas à Câmara Municipal da Figueira.

Primeira diferença
Muito embora a lista do PS tenha resultado, como foi notório, de intervenções ou mesmo imposições do aparelho partidário de nível distrital, concretamente da sua liderança, a presença directa do aparelho partidário de nível concelhio na sua composição, é muito reduzida, se não mesmo nula.
Pelo contrário, a presença do respectivo aparelho partidário concelhio na lista do PSD é de enorme peso.
Está lá o aparelho partidário, na sua versão pura e dura.

Segunda diferença
Na campanha eleitoral desenvolvida, o PS tem feito gala em divulgar ao eleitorado, como por exemplo nos outdoors e nos folhetos, não apenas o nome, a figura e o rosto do cidadão que encabeça a lista e se candidata a Presidente da Câmara, mas também, e em larga escala, a constituição da equipa que o acompanha : os seus nomes e os seus rostos.
Pelo contrário, a propaganda eleitoral do PSD tem sido exclusiva e enfaticamente focada na figura, no nome e no rosto do seu candidato a Presidente da Câmara, proporcionando ao eleitorado uma exposição praticamente nula dos nomes e dos rostos dos restantes candidatos a Vereadores que o acompanham.
Obviamente que se compreendem as razões.
Há na lista personalidades bem conhecidas, que são enormes menos valias, e que causam desconfortável comichão a grandes partes do eleitorado local, designadamente ao que por hábito ou tradição tem votado PSD.

Estas duas diferenças, não são meramente formais, longe disso.
Configuram diferenças muito substanciais de conteúdo político, na escala da confiança e da credibilidade que uma e outra lista merecem, e bem assim no respectivo valimento político.

A avaliação e consideração destas diferenças configuram igualmente, por si só, razões suficientes para eu votar na lista do PS para a Câmara Municipal da Figueira.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?