<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, outubro 20, 2005

CONSENSOS E CONVERGÊNCIAS

O programa Quadratura do Círculo de ontem, na SIC Notícias, foi bastante atípico.
Desde logo porque faltou Lobo Xavier ; mas sobretudo porque se assistiu a uma conversa muito cordial entre Pacheco Pereira e Jorge Coelho, cujas opiniões convergiram em muitos dos temas debatidos.

Jorge Coelho aludiu à insensatez de um artigo de opinião de Morais Sarmento, recentemente publicado, e no qual ele declara esperar um maior intervencionismo de Cavaco Silva como Presidente da República, ao jeito “gaulista” na 5ª República de França . Pacheco Pereira logo concordou, e desenvolveu o tema, num sentido inequivocamente condenatório de Morais Sarmento.
Pacheco Pereira considerou globalmente positiva a proposta de Orçamento Geral do Estado para 2006, apresentada pelo Governo, e Jorge Coelho obviamente concordou.
Pacheco Pereira elogiou as qualidades de Cavaco Silva como candidato a Presidente da República. Claro que Jorge Coelho não podia concordar totalmente, e colocou muitas reticências . Mas reconheceu que era um bom candidato, que seria eventualmente um bom Presidente, e não deixou de sublinhar que Cavaco Silva havia contribuído, de forma determinante, para a derrota da deriva populista de Santana Lopes

Um grande consenso, muito mais que uma simples convergência, mereceu obviamente a discussão e análise do perigo que a gripe das aves poderá representar para Portugal e para a Europa.

Bem..era o que mais faltava..., que alguém fosse criar carga ideológica ou clivagem partidária nas ameaças da gripe das aves...Como alguns irresponsavelmente já fizeram, nos casos da barragem de Fozcoa, da co-incineração, da luta contra os incêndios, ou da necessidade do reforço da autoridade do Estado.

Portugal está a precisar de mais consensos, ou pelo menos de mais convergências, entre os responsáveis e decisores políticos, sem prejuízo da indispensável separação das águas, e da diversidade e clareza de posições.
Isto é, sem bloco central...

This page is powered by Blogger. Isn't yours?