<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, outubro 04, 2005

ALGUEM DÁ MAIS?...

Na campanha eleitoral em curso, a maioria dos actuais Presidentes de Câmaras e/ou candidatos com hipóteses de chegar a tal, prosseguem a sua hasta pública de promessas de bacalhau a pataco, da lua, do sol, deste mundo e do outro.
Será possível encontrar algumas, poucas, honrosas excepções, mas nenhuma delas, infelizmente na Figueira da Foz.

Com o país meio ardido, com dias de canícula e de fogos florestais em pleno mês de Outubro, com os campos agrícolas secos e castanhos, com a seca persistente de que se não vislumbra o fim, com o Estado quase falido e a ser obrigado, em 2006, a reduzir o seu défice de 6,8% do PIB para 4,8 % do PIB, com os municípios gravemente endividados, com os seus fornecedores económica e financeiramente estrangulados pelas dívidas, o actual Presidente da Câmara da Figueira da Foz e candidato do PSD, e o candidato do PS, parecem não se darem conta da dimensão das dificuldades que vamos ter de enfrentar pelo menos nos próximos dois anos.

Não vão poder cumprir nem a décima parte daquilo que agora andam por aí a prometer. Não sei se o sabem. Deviam sabê-lo e, nesse caso, falar verdade ao eleitorado.
E assim será, pela singela, óbvia e irritante razão de que não haver dinheiro para tamanhas delirantes fantasias. Não vai haver, e ponto.

O pouco que houver vai ter de ser aplicado muito selectiva e criteriosamente, segundo uma exigente ordem de prioridades, para os fins que apresentarem, comprovadamente, verdadeiro retorno, social ou financeiro.
Irá? Assim seja, mas valha a verdade que também não estou muito certo disso.

O que vale, é que a maioria dos eleitores bem o sabem, por isso não levam minimamente a sério aquelas promessas. Uns sorrirão, outros encolherão os ombros, outros talvez lancem um murmúrio de incontida impaciência.
Para outros, como eu, apetece simplesmente dar uma gargalhada.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?