<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, setembro 20, 2005

UM LEVANTAMENTO DE RANCHO?...

Será que na manifestação marcada para amanhã, das senhoras e mulheres dos senhores militares, se vai ouvir também um batuque de tachos e panelas, à semelhança do sucedido no Chile, em 1973, poucos dias antes do golpe de Estado de Pinochet e do derrube de Salvador Allende?
Devo estar certamente a exagerar na minha ironia.
Ninguém acredita na possibilidade de uma rebelião militar em Portugal, como consequência da grave situação verificada no seio das forças armadas.
Nem no contexto internacional, nem no contexto nacional, há condições objectivas para que tal pudesse acontecer. Não pertencesse Portugal à União Europeia e à NATO, e tal cenário já não seria assim tão impossível.

Mas não estamos livres de poder assistir a uma espécie de grande “levantamento de rancho” que, sem conseguir derrubar o poder político democrático instituído, não deixaria de colocar gravemente em causa a autoridade e o prestígio do Estado Português, tornando pelo menos Portugal alvo de chacota e de desconfiança por parte dos restantes países da União Europeia.
Teria consequências devastadoras, agravando ainda mais o clima de depressão económica e o estado psicológico de desânimo em que vivemos.
E os quais temos de vencer. Urgentemente.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?