<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, setembro 19, 2005

AUTO FISCALIZAÇÃO ?...

Descubro mais maus sinais de degradação do clima político, acrescentando mais uns grossos pingos à desilusão e intranquilidade reinante no meu espírito.
Como já escrevi, votando, concedi a minha confiança a José Sócrates, pois de forma nenhuma a poderia conceder ao outro candidato . Por isso tenho o direito de ser exigente.
A nomeação de Guilherme Oliveira Martins para Presidente do Tribunal de Contas parece-me indecorosa e totalmente insensata.
Revejo-me por inteiro na opinião de Miguel Sousa Tavares, expressa em artigo de opinião no Público da passada 6ª feira :

“ O que está mal na nomeação de Guilherme Oliveira Martins para Presidente do Tribunal de Contas não é, como toda a gente já sublinhou, a figura própria.
Excelente seria se, emergindo da sociedade civil, onde sempre se destacou pela sua competência, seriedade, cultura ou civismo, este ou qualquer outro governo o tivesse ido buscar para o Tribunal de Contas.
Porém, onde o Governo o foi buscar foi à bancada parlamentar do seu partido, de que é Vice-Presidente, depois de ter sido ministro da Educação e das Finanças do anterior governo PS.
Esta funcional diferença faz toda a diferença política: um homem do PS foi nomeado presidente de um órgão cuja principal função nos próximos anos vai ser a de vigiar a legalidade das contas públicas do Governo PS “.


Para tomar as graves e difíceis medidas que tem de tomar, o Governo não pode ficar vulnerável a desconfianças, e necessita de muita autoridade moral.
Não a adquire com deslizes destes.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?