<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, agosto 15, 2005

A RESPONSABILIDE SOCIAL DAS TELEVISÕES

Para o endereço electrónico
atendimento@sic.pt Enviei hoje ao Director de Informação da SIC o seguinte e-mail :

Exmº Senhor Director de Informação da SIC

Há fortes indícios de que a intensidade mediática das impressivas imagens transmitidas pelas televisões, de fogo vivo em espectaculares chamas e labaredas são, em si mesmas, agentes de estímulo e de potenciação de acções de piromania, por parte de pessoas com patologias psíquicas
e que por elas são facilmente influenciáveis.
Têm sido referidos vários casos em que, por exemplo na Galiza e nos Estados Unidos, as estações de televisão não transmitem, por via de regra, tal tipo de hipnotizantes imagens, nem muito menos apresentam pivots de telejornais dando notícias sobre os incêndios e as suas consequências, tendo como cenários de fundo espectaculares imagens de rubras labaredas.
Por estas razões, as estações de televisão nacionais deveriam assumir entre elas o compromisso de não transmitirem tais imagens, como exemplo prático concreto da Responsabilidade Social e do dever cívico que lhes cabem e que dizem possuir.
Apelo por isso a V. Exª , enquanto digno director de informação dessa estação de televisão, para que tome a iniciativa de promover a celebração de tal compromisso, colaborando activamente no sentido dele ser rapidamente alcançado.

Gostaria de enviar texto semelhante aos directores de informação da RTP e da TVI, mas por mais voltas que dê, não consigo encontrar um endereço de e-mail para onde o possa fazer, tal qual não me foi difícil encontrar para a SIC.
Algum leitor ou algum colega do Quinto Poder me poderá dar uma ajuda?

E já agora.
Conhecida como já é a força da blogoesfera, não seria de darmos início, os blogues da Figueira da Foz, a uma campanha cívica, porventura estendida depois a toda a blogoesfera nacional, através da qual se procurasse consciencializar as televisões para a sua obrigação de cumprirem aquilo que é a sua Responsabilidade Social?
Aqui fica a sugestão.
Quem quiser começar a colaborar, poderá enviar e-mails para as televisões, bastando fazer um copy paste do texto acima reproduzido.
E passem a mensagem.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?