<$BlogRSDUrl$>

domingo, agosto 21, 2005



IMPUNIDADES

Um exemplo da falta da autoridade do Estado, é o dado pelas várias dezenas de cartazes de plástico, como mostram as fotografias, impiedosamente pregados em árvores nas bordas de estradas que cruzam e atravessam o concelho da Figueira da Foz.
Este triste espectáculo é frequente.
Penso que há legislação a proibir tal prática, que configura perfeitamente um crime ambiental.
Mas tudo se passa sem que a Câmara Municipal, a GNR ou outra qualquer instituição do Estado intervenham, assim se alimentando um corrosivo clima de impunidade que cada vez mais se vai instalando.
Clima que é também, em grande parte, responsável pela calamidade dos incêndios florestais que ano a ano nos vão fazendo cada vez mais pobres.

Eu imagino o que poderá acontecer.
A Câmara Municipal dirá que não é nada com ela, mas com o Instituto das Estradas. Este, replica que não senhor, a coisa está fora da estrada e portanto será um caso de polícia. A PSP clamará que a área é da responsabilidade da GNR, e esta sacudirá água do capote, alegando que muitas das áreas estão sob a alçada das autoridades que mandam nas florestas do Estado. As quais, por sua vez, remetem a responsabilidade para a Câmara Municipal.
Co’s diabos, até as Juntas de Freguesia podem ter competência e actuar nestes casos....
Entretanto, deixa-se correr, que depois logo se vê.

Não será porventura este o caso, mas o insólito é que , com frequência, os eventos assim
estupidamente publicitados em cartazes de plástico afixados em áreas urbanas, agrícolas ou florestais ( festas, discotecas, corridas de motas...etc..) contam com o patrocínio da Câmara Municipal.
Será fácil imaginar o que acontece depois. Com o tempo e a ventania, o plástico rasga-se e solta-se da árvore.
Vai direitinho alimentar as nojentas lixeiras em que se transformaram algumas áreas das margens das estradas e caminhos portugueses.
Para nossa vergonha.
Com o laxismo dos organismos do Estado, do poder central ou local, e num clima de total impunidade.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?