<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, agosto 23, 2005

HOMENAGENS E PROTOCOLOS

Vejam só a delícia de programa, verdadeira jornada de propaganda eleitoral, aquele que a Câmara Municipal da Figueira da Foz organizou para amanhã, dia 24 de Agosto.
Desde logo, emociona muito verificar a acrisolada veneração dedicada a Manuel Fernandes Thomaz, a quem chamam o Patriarca da Liberdade. Irá dar voltas na tumba, de riso ou de revolta, quando souber como estão assim a ser aproveitados o seu nome e a sua memória.

Tudo vai começar às 6 da tarde, com pinturas ao ar livre por artistas plásticos residentes no concelho, certamente putativos apoiantes da recandidatura do actual Presidente da Câmara .
Às 7 da tarde, haverá a costumeira deposição da coroa de flores na estátua do dito homenageado.
As autoridades irão perfilar-se, de peito puxado à frente, com ar pesaroso e circunspecto, como soe ser em momentos de tamanha solenidade.
O programa refere que haverá “ Guarda de Honra das entidades ligadas à Segurança”.
Presume-se que serão os inevitáveis bombeiros, talvez já exaustos das lutas dos últimos dias e que agora, ainda por cima, terão de aguentar em pé, perfilados em sentido durante algum tempo.
Além deles, creio que também estarão a PSP, a GNR, a Polícia Marítima, os guardas florestais, marinheiros da capitania, trabalhadores do hospital, assistentes sociais (da Segurança Social), entre outros, pois tudo é de entidades ligadas à Segurança.
Tocará a inevitável banda de música, desta feita vinda das beirãs terras de Gouveia.

Depois, às 19:20, há um cortejo, até ao Jardim Municipal, onde se espera tenham entretanto terminado as pinturas.
Das janela e varandas das casas (e estou a lembrar-me da Casa do Paço que agora à noite está iluminado, e ainda bem) vão certamente pender belas colchas e colgaduras, enquanto grupos de jovens vestidos e vestidas com trajes folclóricos lançarão pétalas de flores aos passeantes do cortejo.
Da Praça Nova até ao Jardim Municipal, segundo o programa, vão demorar 10 minutos. Vão ter de alargar a passada.
Às 7 e meia, está prevista mais uma cerimónia de homenagem ao já anteriormente homenageado Manuel Fernandes Thomaz . Mais umas voltas na tumba vai dar o pobre homem.
Segue-se a assinatura de mais um inevitável protocolo, a juntar a umas largas dezenas já antes celebrados a propósito de tudo e mais alguma coisa. Deve ser um replay de idêntica cerimónia já realizada aqui há dias, para o mesmíssimo efeito, e que vi noticiada, com fotografia, na imprensa regional. Mais música e rancho folclórico, desta vez com gente da terra.

Novas homenagens a seguir, mas agora na Marina, aos “ atletas e equipas figueirenses “ que em 2004 ficaram em 1º, 2º ou 3º lugar num qualquer campeonato ou competição nacional, do futebol à bisca lambida.
A principal homenagem, tá bem de ver, vai direitinha para a Naval 1º de Maio, que ainda por cima, oh glória da nossa terra, já está no 1º lugar da chamada Super Liga.
Colagem muito oportuna e oportunista ao sub-mundo do futebol,é bem de ver.
Dá votos. Veremos se assumem também idêntica colagem quando, como terá de ser, os clubes da bola tiverem de pagar as escandalosas dívidas ao fisco e à segurança social.

E, para terminar bem uma tarde tão cansativa, há um jantar volante no Tapas Bar, oferecido a todos os convidados.
Presumo que também pago pelo Município, pois claro.
A rematar, não sei se haverá fogo de artifício. Talvez haja. Festa é festa, né?

Com o País como está, tudo isto daria vontade de rir. Só que me sentiria mal se agora risse.
Chorar também não ajuda, e faz alastrar o desânimo.
Resta fazer a caricatura do ridículo e soltar um grito de revoltado sarcasmo.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?