<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, agosto 12, 2005

DEPOIS DE SÓCRATES, O QUÊ?

Numa crónica publicada no sábado passado, com o título acima, Saldanha Sanches escrevia.

“(…)Crise económica, crise política.
Se a perda do ministro das Finanças for apenas a primeira perda de um ministro da Finanças e tivermos aquela tão sul-americana dança de cadeiras nas pastas económicas, saberemos também que, com ou sem maioria, o Governo está a prazo.
Mas depois de Sócrates, o quê? Outro governo PS? Não se vê qual. Novas eleições e governo PSD? Sabe-se lá como reagiríamos eleitores e qual seria o nível de abstenção.
Seja como for, as perspectivas são todas más. Que PSD poderia ser alternativa a este, se o Governo deixar de conseguir governar? (…) “

Devo confessar que no meu espírito pairam cada vez mais dúvidas e ansiedades idênticas à do cronista.
Como já aqui escrevi, são já bastantes os maus sinais indiciando que José Sócrates está a começar a destruir todo o capital de confiança e de esperança que nele havia sido depositado por uma grande maioria de portugueses; nos quais eu me incluo.
Um desses sinais é a ausência do Primeiro-Ministro longe do país, no Quénia, em gozo de férias.
Referir este facto como mau sinal, não é demagogia, como alguns serão propensos a acusar, numa atitude erradamente defensiva.
É tão só considerar que, numa altura de calamidade nacional (esperada, pois bastava ver as previsões meteorológicas no dia 1 ou 2 de Agosto), tal ausência fere gravemente a melhor das boas práticas da sabedoria de bem liderar, que é liderar pelo exemplo, o que sempre incute algum ânimo a quem dele precisa.
O que requer a presença do líder próximo do “terreno”, nos momentos difíceis.
Como fizeram, por exemplo, o Rei de Inglaterra e Winston Churchill quando Londres estava a ser impiedosamente bombardeada pela aviação nazi ; ou o Mayor de Nova Iorque, no dia 11 de Setembro de 2001; ou Tony Blair, que não foi de férias este verão, devido à difícil situação vivida em Londres, como consequência do terrorismo islâmico .

This page is powered by Blogger. Isn't yours?