<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, julho 06, 2005

PRURIDOS SALOIOS

Uns senhores de uma chamada Comissão Nacional de Protecção de Dados estavam preocupados porque ninguém lhes ligava muita atenção .
Corriam assim o risco de um dia destes não terem que fazer e desaparecerem por completo das manchetes dos jornais e das televisões. Precisavam pois de ganhar algum protagonismo.
Vai daí, resolveram emitir ontem um douto parecer, perorando que a prevista utilização de câmaras de vigilância nas estradas e auto estradas nacionais, destinadas a dissuadir e reprimir os comportamentos criminosos de muitos automobilistas, pura e simplesmente feria o nosso tão sagrado quanto prolixo texto constitucional.

Existem, em Portugal como por todos os países democráticos, câmaras de televisão e vigilância nos aeroportos, nos comboios (por exemplo nas linhas de Sintra e de Cascais), em escolas, nas estações de serviço, nos supermercados, nos parques de estacionamento, em centros históricos, em variadíssimas áreas críticas de unidades industriais, até à porta de muitos blocos de apartamentos e residências.
Por que carga de água é que agora, câmaras de televisão apontadas às viaturas, em locais tão públicos como estradas e auto estradas, a necessitarem de tanta vigilância, são inconstitucionais e ferem direitos fundamentais dos cidadãos?
Só por provincianismo bacoco…Só pode ser isso.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?