<$BlogRSDUrl$>

domingo, julho 03, 2005

E - GOVERNMENT : BONS E MAUS EXEMPLOS

No Brasil, os debates parlamentares nas duas Câmaras Federais ( Senado e Câmara dos Deputados) são objecto de cobertura directa e completa por parte de uma cadeia de televisão dedicada.
O mesmo acontece com todas as reuniões das chamadas CPMI’s (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito).
Aqui em Portugal, também temos, é certo, o Canal Parlamento.
Há todavia pelo menos uma diferença, não despicienda para julgar a escala de aplicação do princípio de e-government e de modernidade por que alguns se reclamam , mas que tão pouco se coloca em prática.
Sempre que no Brasil são transmitidas imagens de um senador ou de um deputado a falar e a fazer uma intervenção, é sistematicamente indicado em rodapé o seu nome seguido do respectivo endereço de correio electrónico.
Um bom exemplo, que seria certamente de exigir fosse igualmente adoptado na vida parlamentar e na vida política portuguesa.
Bem como, acrescento, na relação entre os munícipes da Figueira da Foz e a sua Câmara Municipal. No site desta, não figuram os endereços electrónicos dos membros do executivo camarário. Nem do Presidente nem dos Vereadores....
Ao contrário do que acontece, por exemplo, na Câmara Municipal de Pombal, onde os munícipes se podem dirigir por correio electrónico ao seu Presidente e aos seus Vereadores, directamente, sem terem de passar por Chefe de Gabinete, assessores, adjuntos, secretárias, ou coisa parecida...

This page is powered by Blogger. Isn't yours?