<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, julho 11, 2005

DIARIO DE UM ILHEU REALIZADO NA VIDA
Delicioso, irónico e sudavelmente sarcástico, é um post intitulado "Diário de um ilheu realizado na vida", publicado na passada 6ª feira no blogue Jaquinzinhos.
Um texto verdadeiramente de antologia, de leitura obrigatória. Quase me tentei a transcrevê-lo na íntegra. Com a devida vénia, transcrevo só esta parte :
O nosso querido presidente já deixou bem claro que essa gente não é cá bem-vinda. Tem razão, pois não queremos concorrência de gente de fora. Cada um na sua terra, assim é que é. É o que diz meu pai, um homem honesto e trabalhador, que durante vinte anos teve uma padaria no Brasil. O meu tio, que retornou há pouco tempo da África do Sul, onde tinha um supermercado, também pensa o mesmo. Por falar nisso, o meu tio da Venezuela não anda lá muito contente, pois uma das lojas dele foi saqueada há poucos dias e ele acha que o governo venezuelano devia proteger mais os negócios dos emigrantes.
Curioso é verificar os numerosos comentários que a crónica desencadeou. Muitos dos indignados comentadores parecem ser madeirenses. A ponto do próprio autor do diário, também ele madeirense, ter feito igualmente um comentário adicional:
Quero agradecer publicamente ao responsável do blogue o seu interesse em publicar este meu trabalho. (...)
Ah, e para que conste, sou madeirense. Estou no continente há muitos anos, mas todos os meus familiares próximos permanecem na Madeira. Embora eu não me reveja neste meu próprio texto, parece que muitos conterrâneos meus já enfiaram o barrete... de orelhas!

This page is powered by Blogger. Isn't yours?