<$BlogRSDUrl$>

domingo, julho 17, 2005

AS OBRAS NO ESTADIO DE FUTEBOL

Segundo depreendo da leitura da imprensa regional, a Câmara Municipal tem-se mostrado indisponível, ou pelo menos reticente, quanto a assumir responsabilidades por fazer mais obras no Estádio Municipal da Figueira da Foz, para satisfazer pretensões de um clube local de futebol, agora na 1ª Divisão (prefiro chamar-lhe assim, à moda antiga, em vez de Super Liga…super porquê?..).
Isto apesar dos autarcas locais gostarem sempre de se colarem aos sucessos “ desportivos” dos respectivos clubes da bola, como aconteceu na Figueira da Foz. E como geralmente acontece, apenas com honrosas excepções, como Rui Rio.
Confirmando-se aquela indisponibilidade, acho que a Câmara Municipal fará muito bem.
Talvez o faça mais por se sentir a isso condicionada por disposições legais imperativas em vigor (que em casos em que foram violadas, originaram ilícitos administrativos e até criminais) mais do que propriamente por opção estratégica, ou por obediência a sábios princípios de boa política.

De qualquer forma, em minha opinião, a Câmara Municipal não deve gastar nem mais um euro em obras de remodelação, ditas de “investimento”, do Estádio Municipal, que visem somente a promoção do “espectáculo futebolístico”. Já tivemos e temos que baste.

A presença de um clube local na 1ª Divisão não pode ter como consequência a criação de uma nova frente de despesas correntes para o Município. Também aí já tivemos e temos que baste.
Se não houver outra alternativa, o clube de futebol local poderá ir jogar a Leiria, Aveiro ou Coimbra.
Poderá assim arrecadar mais receitas, e será uma forma de aproveitar um ou mais dos megalómanos estádios que naquelas cidades foram construídos, e cujas facturas estamos todos a pagar.
E não será nenhum desprestígio para a Figueira da Foz.
A presença de um clube de futebol local na 1ª Divisão não promove a prática das modalidades de prática desportiva com real capacidade formativa dos jovens (e essa sim, importa promover), nem acrescenta um átomo ao prestígio e imagem de uma cidade com as características da Figueira da Foz no contexto nacional, nem tão pouco dá qualquer contributo significativo à promoção do seu desenvolvimento social e económico .
Vejam só o formidável milagre económico verificado em terras como Campo Maior, Penafiel ou Moreira de Cónegos, por terem tido clubes da bola na 1ª Divisão!...E o prestígio que aquelas terras passaram a ter depois disso!.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?