<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, junho 27, 2005

RESPONSABILIDADES E ACÇÕES CORRECTIVAS

Através da SIC Internacional e de consultas à internet, fui acompanhando de longe, o que por aqui se ia passando.
Logo no noticiário da tarde do dia 24 de Junho, e depois pela leitura dos blogues figueirenses, tive informação do grave acidente ocorrido na noite de S. João na Figueira da Foz, com o fogo de
artifício . Forma de entretenimento com custos elevados , pela qual não tenho simpatia, como tenho aqui deixado expresso , por mais de uma vez
Tratou-se de uma “quase tragédia” que poderia ter tido consequências muitíssimo mais graves .
É imperioso por isso apurar com precisão e independência as suas causas e os seus responsáveis directos pela omissão dos cuidados (se omissão tiver havido) indispensáveis numa operação de elevado risco, como sempre é o lançamento de fogo de artifício.

Outra coisa porém é a tentação de utilizar um acidente grave desta natureza como arma de arremesso político. Com o que, de todo, não estou de acordo.
Não acho que tal seja correcto, no plano da ética política ; nem tão pouco me parece que tal utilização possa proporcionar significativos dividendos político eleitorais .

Creio ser todavia pertinente uma outra reflexão.
Quando, numa empresa industrial, ou numa obra de construção civil, por exemplo, se verifica um acidente do qual resultam feridos, há quase sempre lugar à intervenção de organismos oficiais para apuramento de responsabilidades. É o que se passa em intervenções da Inspecção Geral do Trabalho, por exemplo .
Num acidente como este ocorrido na noite de S.João, com elevado número de feridos, dois dos quais ainda hospitalizados, não haverá um qualquer organismo oficial, para além das diversas entidades envolvidas de uma forma ou de outra no acidente, e destas independente, a quem deva caber a determinação das causas e das responsabilidades?
Não para determinar se há ou não lugar a sanções, coimas, indemnizações, ou para exigir a demissão deste ou daquele.
Mas para retirar lições do sucedido e determinar as indispensáveis acções correctivas a fim de minimizar o risco de acidentes semelhantes se virem a repetir no futuro . Aqui na Figueira da Foz ou em qualquer das outras muitas localidades onde se lança fogo de artifício.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?