<$BlogRSDUrl$>

sábado, junho 04, 2005

RATIFICAR OU NÃO RATIFICAR

Em minha opinião, suspender neste momento os vários processos nacionais de ratificação da Constituição Europeia, teria o significado de uma rendição incondicional às mais ou menos caprichosas posições da França e da Holanda, e às razões confusas e equívocas que orientaram as respectivas votações.
Seria bom contar, desde já, quantos estados nacionais e quantos cidadãos estão de acordo com o modelo proposto de aprofundamento da União Europeia, ao qual a França e a Holanda disseram formalmente não.
Não havendo mais "Nãos" em referendos ou em decisões parlamentares, poderá acontecer que estes dois estados fiquem politicamente isolados, naquela contagem.
E esse eventual isolamento pode ser vantajoso nas futuras negociações do conteúdo e das
condições do tratado que, isso sem dúvida, terão inevitavelmente de ser feitas entre todos os estados da EU, como consequência dos Nãos francês e holandês.
No limite, até poderia pensar-se na constituição futura de uma Nova União Europeia ( ou União da Nova Europa?...), deixando de fora aqueles dois países.
Não sei porem como se poderia compaginar esse cenário com o espaço do Euro, como moeda comum.
E tal cenário iria seguramente criar, dentro do espaço europeu, fracturas e conflitos de consequências indesejáveis e inquietantes.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?