<$BlogRSDUrl$>

domingo, junho 12, 2005

O DISCURSO CONTRA OS POLÍTICOS (2)
6ª reflexão ( na sequência de post anterior)


E quanto ganha e quanto deverá então ganhar um ministro?
Em 2002, um ministro tinha um vencimento base à roda de 4400 euros ( 880contos) por mês, a que se juntavam mais umas chamadas “ despesas de representação” ( que no fundo mais não são que um complemento automático ao vencimento base) de cerca de 1750 euros por mês.
Tudo somado, e é a soma que importa avaliar, a remuneração era aproximadamente de 6150 euros por mês ( 1230 contos por mês ). No confronto com outros níveis remuneracionais praticados, por exemplo, na actividade privada, e considerando a responsabilidade da função e as dores de cabeça que encerra o seu eficiente e responsável exercício, parece ser efectivamente pouco.
Para se ter um equilibrado método de avaliação e fixação, não será necessário inventar a roda.
É sempre um bom princípio colher inspiração no exemplo alheio; neste caso , por exemplo, nos nossos parceiros comunitários.
Tome-se então como referência um painel de 7 países da actual União Europeia . Proponho, por critérios que poderei explicar, os seguintes : Espanha, Dinamarca, Irlanda, Austria, Holanda , República Checa e Finlândia .
Calcule-se para cada um destes países a remuneração média (RM) dos trabalhadores por conta de outrem. Falemos de remuneração ilíquida total fixa, incluindo tudo o que houver de extras, subsídios disto ou subsídios daquilo.
Determine-se, para cada país, um rácio dividindo a remuneração total ilíquida de um dos respectivos ministros, pela referida remuneração média (RM) .
Calcule-se uma média simples dos 7 rácios obtidos.
Determine-se a remuneração média do conjunto dos trabalhadores portugueses por conta de outrem, na mesma base do cálculo feito para os outros 7 países.
Multiplique-se esta remuneração média pelo rácio anteriormente calculado.
O valor obtido seria a remuneração total de um ministro.
As dos detentores de outros cargos políticos ( Presidente da República, 1º Ministro, deputados, etc) poderiam ser calculados de forma homóloga.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?