<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, junho 03, 2005

O APERTO DO CINTO NAS AUTARQUIAS

Pelo menos que eu tenha visto ou ouvido, o chamado “plano de consolidação das finanças públicas” até agora divulgado nada refere quanto ao esforço de contenção que terá também de ser feito nas autarquias locais e nas regiões autónomas.
Será tabu referir isso, em vésperas de eleições autárquicas? As suas receitas e despesas não cabem no conceito de finanças públicas nacionais? Ou os contribuintes não serão os mesmos?

A julgar pelo que por aí vejo e leio na comunicação social, e designadamente no tocante ao Município da Figueira da Foz, as autarquias locais devem ter ainda uma considerável potencialidade de contenção das suas despesas, em especial as correntes.
Uma redução de 10 a 15%, por exemplo, nas transferências da administração central para a administração local, apenas obrigará esta a uma gestão muito mais rigorosa dos seus dinheiros. Ainda claramente se vê por aí bastante desperdício de recursos, que pode ser reduzido ou eliminado.

Estamos todos a viver momentos difíceis. Ainda mais difíceis virão; se alguém tem dúvidas, que se desengane.
É por isso imperioso que, nas autarquias locais, desde já se comece a cortar no acessório (ou no menos essencial, se se preferir…) para que depois não faltem recursos para o que verdadeiramente é e virá a ser essencial.
O que traz de novo à colação o reconhecer-se se é financeiramente sustentável, para o Município da Figueira da Foz, transferir verbas da ordem dos 5 milhões de euros por ano para a empresa municipal Figueira Grande Turismo, a fim de suportar festas de animação, ou subsidiar espectáculos ou outros eventos “culturais” no CAE, a públicos privilegiados de Coimbra e da Figueira da Foz.
Em meu entender, não é; e menos o será no próximo futuro.
Eu sei que esta é uma afirmação “ politicamente incorrecta” e que porventura será muito mal aceite por alguma inteligentzia e alguma nomenklatura da nossa paróquia.
Mas paciência. Como dizia o outro : é a vida..

This page is powered by Blogger. Isn't yours?