<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, maio 31, 2005

ENCONTROS FOLCLÓRICOS

Leio a circunstanciada notícia do jornal Diario As Beiras de ontem, segunda feira, e não pude deixar de dar uma boa gargalhada.
Realizou-se na Figueira da Foz uma coisa chamada de “ 3º Encontro de Grupos de Cultura Popular”, no qual participaram “formações folclóricas” de Espanha, Itália, Bélgica, Croácia, Grécia e Portugal.
O dito Encontro realizou-se no âmbito das actividades de uma chamada “ Associação Europeia de Municipalidades com Marina/Porto de Recreio “ ( AEMA) , associação criada em Lagos, em 1999, e que tem 37 municípios associados, de vários países, mas 17 dos quais ( ou seja, cerca de metade) são portugueses. Estou a topar a coisa.
Damos assim verdadeiras lições à Europa, mostrando que somos de facto um país de marinheiros e velejadores! E que, mau grado a nossa pequena dimensão e sermos uns pelintras, devemos ter mais marinas e barcos de recreio que qualquer um dos outros países.
Até ao momento, estes encontros folclóricos realizaram-se sempre em Portugal.
E isto porquê?
Porque os outros municípios estrangeiros ( 20 deles...) pura e simplesmente não dão apoios à organização de tais “encontros folclóricos” . Chamem-lhe tolos.
Pelos vistos o Município da Figueira vai continuar a prestar apoio. A bem da cultura e da animação da terra, olaré...
Ora pois. Somos um país rico, com recursos para estas coisas e estes generosos patrocínios.
O Estado Português e o Município da Figueira da Foz têm orçamentos e contas equilibradas, e economias prósperas e pujantes, pois não têm?
É por estas e por muitas outras que somos ameaçados pelo tal “monstro”, e que aqui na Figueira temos de pagar um dos preços mais elevados do País pelo abastecimento de água e pelo saneamento.
Os outros municípios estrangeiros, coitados, não têm seguramente cacau para estes folclores.
Devem, isso sim, achar graça ao seus congéneres portugueses, em especial ao desta nossa divertida paróquia.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?