<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, maio 06, 2005

AS OBRAS NA PONTE DA FIGUEIRA

Por aquilo que me vou apercebendo, a metade poente do tabuleiro da ponte da Figueira da Foz já levou o tapete final e estará por dias a sua (da tal metade…) abertura à circulação automóvel.
Faltará depois reparar a metade nascente.
Na reunião da Câmara Municipal da Figueira no passado dia 23 de Novembro de 2004, um dos Vereadores referiu ter obtido, no site do Instituto e Estradas de Portugal, a seguinte informação :

“(…) desde 15 e Novembro e até finais de Março 2005, a ponte vai permanecer nessa situação. A partir de finais de Março até Junho de 2005, data da conclusão da obra, ocorrerá a situação inversa, com a utilização da outra metade do tabuleiro, sendo que os trabalhos serão devidamente sinalizados e acompanhados pela Brigada de Trânsito da GNR “ .

A reparação das duas faixas poentes do tabuleiro, decorreu assim entre meados de Novembro e meados (ou finais) de Maio, num total aproximado de 6 meses.
Caso os próximos trabalhos decorram a ritmo semelhante, iremos ter, na reparação da metade nascente, outros tantos 6 meses.
Isso quer então dizer que vamos ter obras na ponte da Figueira até meados de Novembro deste ano, período durante o qual iremos continuar a enfrentar o calvário de atravessar a ponte a passo de caracol e com os exasperantes congestionamentos diariamente verificados, num sentido como noutro.

Nem quero imaginar o pandemónio que provavelmente vai ser no pino do Verão.
Palpita-me que muitos turistas e forasteiros desprevenidos e mais impacientes irão jurar nunca mais vir à Figueira ou sequer por aqui passar…

As responsabilidades deste atraso e deste previsível cenário, não cabem obviamente à Câmara Municipal.
Embora não fosse de excluir que, se coisas corressem ou tivessem corrido bem, aí teríamos alguns dos seus membros e um ou outro assessor mais diligente a chegarem-se logo à frente, a jeito da fotografia, das câmaras de televisão ou do aplauso dos eleitores.
Mas a política local tem destas ironias e injustiças.
Precisamente no último ano de um mandato para o qual o Presidente da Câmara prometera
“desencravar” a Figueira, será quando ela se mostrará mais encravada!...

This page is powered by Blogger. Isn't yours?