<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, abril 11, 2005

A ÁGUA NO CENTRO DA AGENDA POLÍTICA

Os efeitos quase catastróficos da gravíssima seca que atinge Portugal, as consequências da nova legislação nacional decorrente da aplicação da Directiva-Quadro da Água ( da União Europeia), e a definição da estratégia da gestão da água para consumo humano e das águas residuais urbanas (em especial quanto ao papel e futuro da empresa Águas de Portugal) , vão seguramente ocupar um papel central na agenda política dos próximos tempos.
Nestas três linhas de força, o debate ganhará sobretudo significado a nível nacional.

A nível local da Figueira da Foz, todavia, ganhará de momento maior relevo a discussão em torno do desmesurado aumento verificado no preço da água e do saneamento , resultante da decisão da Câmara Municipal de negociar com a actual concessionária um 2º aditamento ao contrato de concessão, em alternativa à adesão ao Sistema Multi-municipal do Baixo Mondego e Bairrada.

Este é um processo e uma história cujos reais contornos e justificação, seja por estar mal contada, seja por dispor de insuficientes elementos para uma adequada avaliação, não consegui ainda perceber na totalidade.
Possivelmente como sucederá com uma grande maioria dos munícipes e até com grande número de responsáveis políticos locais.
Não me espantará, por isso, que o assunto ainda venha a fazer correr muita tinta

This page is powered by Blogger. Isn't yours?