<$BlogRSDUrl$>

domingo, abril 17, 2005

DESEMPENHOS MUNICIPAIS E MODOS DE FAZER CONTAS

Sob a superior condução política de Santana Lopes e dos seus acólitos, bateram-se alguns records na gestão da Câmara Municipal de Lisboa.
As contas de 2004 revelaram que no ano passado se verificou :
- a pior taxa de execução do plano de investimentos de todos os tempos : 46,4 % ;
- o maior nível de endividamento de sempre a fornecedores : 211 milhões de euros ;
- a pior taxa de sempre de realização das receitas estimadas no orçamento ordinário : 65,3 %

Pedro Pinto, Vereador da Câmara de Lisboa, responsável pelos pelouros financeiro e de obras (uma associação perigosa e explosiva!...) e um dos mais fieis zelotas do santanismo, logo veio a terreiro proclamar que aquelas péssimas taxas de realização eram referentes tão somente à execução financeira. E que a chamada “taxa de execução de obra “, foi de 80%.
Ainda gostava de saber como se calcula um valor credível da média, agregada, da taxa de realização de um conjunto de obras. Seguramente que com um enorme subjectivismo, por dificuldade de definir, através de critérios inequívocos e objectivos, o que é, e o que não é obra acabada. Para além de , num plano de investimentos, poderem obviamente coexistir obrinhas e grandes obras...Acabar um coreto não é a mesma coisa que acabar um aeródromo municipal, por exemplo....
Na Figueira da Foz, a ETAR da cidade foi “inaugurada” por Santana Lopes, com festa e pompa, por volta de Outubro de 2001. Segundo as contas desse ano, a obra talvez houvesse ficado como obra acabada. Na realidade, o funcionamento da ETAR só pôde ficar minimamente regularizado, salvo erro, no 1º trimestre de 2003. E pago também mais ou menos por essa altura.
Por outro lado, como, e segundo o diligente Vereador da Câmara de Lisboa, 80% das obras foram realizadas , mas só foi pago 46% ( menos de metade...) do que se estimara/orçamentara pagar, tal balanço denota bem um conceito muito típico de Santana Lopes e da sua escola , sobre o que é “acabar obra” : inaugurar a obra logo que politicamente conveniente, mas fazer só dali a muitos meses ( 8, 9, 12 meses ?...) o seu pagamento . Logo se vê. Quando houver taco na tesouraria .

Devem ser contas deste tipo que sempre gostou e gosta de fazer.
Aliás fez e continua a fazer escola, lá pela capital, mas também aqui pelas bandas da Figueira da Foz.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?