<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, abril 18, 2005

AS DÍVIDAS DOS MUNICÍPIOS E DOS MUNÍCIPES ...

De acordo com dados hoje divulgados por Rui Rio, Presidente da Câmara do Porto, a dívida total do seu Município no final de 2004 , ascendia a 146 milhões de euros. Valor com o qual Rui Rio se mostrava desagradado, tendo declarado, com especial ênfase, pretender diminui-lo nos próximos anos, em obediência a um rigor financeiro na gestão da Câmara, de que fará ponto de honra levar à prática.
Segundo também acrescentou, aquela dívida seria reduzida para 105 milhões de euros, não fossem os compromissos assumidos pelo Município no âmbito da realização do Euro 2004 de futebol.
Também à data do final de 2004, a dívida total da Câmara da Figueira da Foz era de 64 milhões de euros.
O Município do Porto tem actualmente à roda de 258 mil habitantes, e o da Figueira 62 mil habitantes.
Assim, os cálculos das dívidas por munícipe dos dois municípios em comparação, no final de 2004, conduzem às seguintes conclusões :
- cada munícipe da Figueira deve 64000 : 62 = 1032 euros
- cada munícipe do Porto deve 146000 : 258 = 565 euros
Ou seja: cada figueirense, enquanto munícipe, deve em média, por efeitos da gestão da sua Câmara Municipal, cerca do dobro do que deve cada portuense.
Um estudo comparativo deste tipo, estendido à generalidade das autarquias portuguesas, era certamente do maior interesse. Era um bom trabalho para a Associação Nacional de Municípios, por exemplo.
Não se fazem rankings de Escolas secundárias em Portugal ( e ainda bem...) ?
Podiam e deviam ser feitos também rankings para os Municípios.
A julgar pelos valores do endividamento e da taxa de realização do orçamento de 2004 na Câmara da Figueira da Foz, cheira-me que esta não ficaria nada bem situada nas comparações....

This page is powered by Blogger. Isn't yours?