<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, março 11, 2005

BONS SINAIS E BONS EXEMPLOS

Mais um bom sinal dado por José Sócrates.
Vamos deixar de ver aquela ridícula cerimónia de gente julgada mais ou menos importante, esperando pacientemente em longas filas para depois cumprimentar e abraçar os novos empossados ministros, liturgia cheia de gestos palacianos pouco apropriados para uma democracia moderna, limpa de poeira e de bolor.
O tradicional costume deste verdadeiro acto de vassalagem prestada aos novos detentores do poder, vinha desde o tempo da ditadura de Salazar . Tudo quanto era funcionário público tinha de lá estar, e mostrar-se, muitas vezes colocando-se em bicos de pés e espreitando por cima dos ombros daquele que se tinham chegado mais à frente, para ser visto e notado pelos novos governantes.
Assim, sem o beija-mão, toda aquela gente fica com mais tempo para ir trabalhar. E muito trabalho haverá agora para fazer.
Oxalá José Sócrates prossiga dando bons sinais e bons exemplos, ainda que para já meramente indiciadores e simbólicos, mas emblemáticos.
Mais um outro sinal ainda, poderá ser dado se fizer um discurso muito breve, 10 a 15 minutos no máximo, sem grandes jogos florais de retórica. Veremos.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?