<$BlogRSDUrl$>

domingo, março 20, 2005

AUTARCAS A CONTAS ...

O EXPRESSO deste fim de semana, sob uma rubrica designada por “ Autarcas a contas” , publica 3 páginas de histórias de corrupção mais ou menos já provada, no mundo do poder municipal.
Por todo o País há autarcas a braços com a Justiça. São 10% dos eleitos”.
Há-os de todos os partidos, desde o CDS ao PCP . A maioria é do PS , verdade seja dita.
Um deles, em declarações prestadas àquele semanário, sai-se com esta confissão deliciosa :
Montámos um expediente para trazer dinheiro para a terra. Não devia, mas não fiz mal a ninguém”.

Uma daquelas 3 páginas é quase dedicada por inteiro a uma curiosa entrevista com Isaltino Morais, durante muitos anos apontado como um verdadeiro caso de sucesso, o autarca modelo do PSD.
Vale a pena referir e dar especial ênfase a uma parte dessa entrevista, que lança muita luz sobre o modo como às vezes decorrem as relações entre autarcas, partidos políticos e empreiteiros :

E (Expresso) : É o caso da nova do PSD-Oeiras, oferecido por um empreiteiro da zona, a quem o senhor deu vários alvarás.
IM ( Isaltino Morais) : Mas porque é que se viram para o PSD? Todos os partidos são assim! A história da sede do PSD é muito simples: foi comprada e ainda não foi paga. Está feito o contrato de promessa mas ainda não está feita a escritura porque ainda não pagaram na totalidade.
E : Mas disse-se que esse empreiteiro tinha sido favorecido pela Câmara.
IM : Disse-se que tinham feito alterações ao projecto do edifício onde o PSD comprou a sede, para que pudessem ser construídos mais 40 ou 50 metros quadrados.
E : Houve então facilidades.
IM : Não houve facilidades nenhumas, era uma situação normal. E quando as alterações foram feitas, o PSD ainda não tinha comprado aquilo.
E : E mantém-se em nome do empreiteiro, apesar de o PSD já lá estar instalado.
IM : É sempre assim: você compra uma casa, faz o contrato de promessa e não faz a escritura. Em nome de quem é que fica a casa? E o PSD tem estado a pagar as prestações.

E mais adiante :

E : O que tem feito nestes 2 anos?
IM : Sou consultor na área do Ambiente e Ordenamento do Território e dou aulas na Universidade Atlântica, em pós graduações.
E : E ganhou mais dinheiro que como político ?
IM : Sim, claro.
E : Quando se demitiu, dizia-se que a conta na Suiça tinha movimentado 300 mil contos. O senhor depois declarou que era menos, cerca de 170 ou 180 mil contos.
IM : Isso é absolutamente irreal, mas eu não falo sobre isso. Está sob investigação.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?