<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, março 22, 2005

ASSUNTOS DA CÂMARA

Dou por confirmada a notícia ontem lida na versão on-line do Jornal de Notícias : a vereadora que teve de abandonar o seu lugar na Câmara Municipal da Figueira da Foz (CMFF), onde detinha o pelouro dos Serviços Jurídicos e Notariado, para o deputado Pereira Coelho poder retomar a sua função de Vice-Presidente (sem ficar responsável por qualquer pelouro) , foi ou vai agora ser contratada como assessora para os assuntos jurídicos da CMFF .
Ou seja, para se ocupar do que antes se ocupara enquanto Vereadora.

A vida e a imagem política fazem-se, e muito, de sinais e de exemplos.
Este é um mau sinal e um mau exemplo, quando se sabe que o Estado não tem dinheiro, que tem de limitar as suas despesas, que tem de reduzir os seus funcionários, que a CMFF se queixa de não ter recursos financeiros, e que tem de fazer hipotecas do futuro dos munícipes, fazendo-os suportar aumentos das tarifas da água de 30, 40 por cento e mais.

O caso tem também anedóticos contornos de paradoxo e de anacronismo.
O retorno para Vice Presidente da Câmara de uma pessoa de tão alto gabarito, tida como possuindo elevada competência política e profissional, em vez de vir reforçar a capacidade de acção de um executivo camarário, tem como imediato resultado prático tornar necessário contratar mais assessores, com o consequente aumento das despesas na execução do orçamento municipal.

Que poderei comentar mais? Sei lá. Talvez parafrasear Pacheco Pereira, no ABRUPTO, quando, a propósito daquele espectáculo de ópera bufa que foi o regresso de Santana Lopes à Câmara de Lisboa, escreveu :

(…)..que falta de……Olhem, falta de tudo!

Post scriptum
Ainda segundo a citada notícia, e a seu propósito, o Presidente da CMFF terá declarado :
São assuntos da Câmara. O contrato está feito e ela já trabalha como minha assessora”
Dando como verdadeira a notícia, não acreditando que a resposta houvesse revestido a arrogância que transparece daquele texto escrito, e sem negar que a CMFF tem efectivamente todo o direito, à luz da legislação, para decidir contratar esta assessora, como tantos outros que já contratara, conviria notar que este e outros assuntos semelhantes nãosão assuntos da Câmara “.
São assuntos da “Res Publica”. Ou, dito de outro modo, do domínio da chamada ética republicana…
Faz a sua diferença. E muita.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?