<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, fevereiro 08, 2005

PROTOCOLOS E ESQUIZOFRENIA POLÍTICA

Uma das marcas do santanismo, é bem de ver, é a mania de assinar protocolos por tudo e por nada.
Santana Lopes deve ter acordado hoje com a ideia na cabeça de que dava jeito acenar com a utilização do aeroporto militar de Monte Real para aviação civil . Talvez desse, pensou, mais uns votinhos aqui por estas bandas da Figueira da Foz, pois sente que bem precisadinho vai estar deles.
Vá então de improvisar a assinatura de um protocolo, não sei bem entre quem e quem, entre que organização do Estado e que outra organização do Estado.

Imponente, viaja de avião, e ganha uns minutinhos nos telejornais, a fingir de grande estadista.
O que vale, para que serve um tal protocolo? Objectivamente, para nada.
Se e quando um governo acabar por concluir que é realmente indispensável e viável usar um aeroporto militar para fins civis, o que tem de passar necessáriamente pela intervenção e pelo acordo do Ministro da Defesa, aprova uma Resolução do Conselho de Ministros, elabora e publica um decreto-lei, ou talvez mesmo uma simples portaria . E manda cumprir .

É supinamente ridículo que tal decisão tenha de passar pela assinatura de um protocolo, a menos que esta passe a ser uma nova figura no acervo legislativo de um Estado de direito.
Trata-se portanto, tão só, de propaganda e show-off eleitoralista . Se Santana Lopes pensa que com isso tira importantes dividendos eleitorais, estará enganado.
É um sintoma indicativo de verdadeira esquizofrenia política.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?