<$BlogRSDUrl$>

sábado, fevereiro 26, 2005

POPULISMO E SEGUIDISMO (2)

A poucos dias do último acto eleitoral, encontrei na minha caixa do correio uma brochura com 32 páginas, de propaganda e exaltação de Santana Lopes e da sua grandiosa obra na Figueira da Foz.
Na capa, uma fotografia sua, sobre um ribombante título : “ Uma Revolução na Figueira”.
Dá ideia de ter sido brochura expressamente preparada para captar eleitorado na Figueira da Foz e áreas vizinhas, porventura uma diligente iniciativa dos fieis dirigentes concelhios do PSD.
Uma publicação de excelente qualidade, com excelentes fotografias, em luxuoso papel couché mate, recheada de excelentes, louvaminheiros e hagiográficos textos, quase todos transcritos do grande “best seller” de Santana Lopes “Figueira – A minha história” .
Um exercício de culto da personalidade , ao melhor estilo da Coreia do Norte.

Deve ter custado um dinheirão. Estimo que coisa de Euro e meio a dois euros cada exemplar. Felizmente que ao PPD/PSD não deveria na altura faltar dinheiro. Directamente do bolso dos contribuintes, não terá vindo, assim creio. Valha-nos isso .

Logo na página 3 (Introdução) pode ler-se :

Este trabalho tem sido continuado e reforçado, até hoje, por António Duarte Silva, também eleito pelo PPD/PSD

Ora cá está. Cá está um exemplo de obediente seguidismo a que me referia num dos últimos postes.
Na campanha para as eleições autárquicas de Dezembro de 2001, nunca apareceu a designação de PPD/PSD, nas publicações de propaganda da lista vencedora, de Duarte Silva. Mas tão somente PSD, aliás de forma discreta, como que a tentar imprimir à candidatura um perfil no qual se procurava esbater a componente e a identificação partidária . Aliás,componente e identificação que rápidamente foram depois reforçadas, na prática concreta da gestão municipal.

Mais adiante, na mesma publicação, aparecem dois apelos.
O primeiro, subscrito pessoalmente por Duarte Silva, Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz :

É com orgulho que damos continuidade a este trabalho. O PPD/PSD vai conseguir o resultado que deseja nas próximas eleições e a qualidade do trabalho de Pedro Santana Lopes far-se-à sentir em cada região, fruto da competência das pessoas que o rodeiam. Sempre foi assim. Não vejo razão para que seja de outro modo

O segundo apelo é do delfim de Santana Lopes, Miguel Almeida, actualmente Presidente do Conselho de Administração da Empresa Geral de Fomento, da ERSUC, da Suldouro, bem como da Recigup , conforme naquela brochura reza a sua biografia.

Por amor a Portugal, mas também por amor à Figueira, apelo a todos os figueirenses para votarem no PPD/PSD e no Dr. Santana Lopes, no próximo dia 20 de Fevereiro

Mas a maioria dos figueirenses, grandes ingratos, não corresponderam a tão lancinante apelo!...

P.S. (que quer dizer post scriptum, esclareço….)
Na hipotética e putativa eventualidade do autor do blogue Lidio Lopes poder ter alguma coisa a ver com a preparação da referida brochura, e como prometi num anterior poste, aqui fica o meu nome : Manuel José....

This page is powered by Blogger. Isn't yours?