<$BlogRSDUrl$>

domingo, fevereiro 27, 2005

BONS SINAIS?

Segundo divulga o EXPRESSO deste fim de semana, José Sócrates terá confessado em privado que “ Se fizer o que tem de ser feito, é para não ser reeleito” .
A ser verdade ter havido tais declarações , e a serem elas sinceras, trata-se de um bom primeiro sinal.
Importará cruzá-las com parte final de uma crónica de António Pinto Leite, também publicada na mesma edição daquele semanário :
O mesmo povo que puniu o PSD em Junho, Setembro ou Fevereiro, é o mesmo que vai punir o PS.
A questão é que Portugal só tem solução se houver políticos verdadeiramente dispostos a correr o risco dessa punição
”.

Uma futura punição não é , à partida, inevitável. Mas o que importa é que José Sócrates esteja disposto a correr esse risco. Poderá não ser reeleito, mas se governar sem medo desse risco, prestará um inestimável serviço a Portugal, sobretudo às gerações imediatamente futuras.

Mantenho essa esperança. Veremos se os próximos sinais me permitirão continuar a alimentá-la .

Já agora , e a tal propósito, seja-me permitido recordar parte de um post aqui publicado no passado dia 17 de Dezembro de 2004 :

GOVERNO POR QUATRO ANOS
Para o bem de todos nós , e sobretudo dos mais jovens , seria muito desejável , diria mesmo indispensável , que José Sócrates adoptasse na próxima campanha eleitoral um discurso do estilo :
Eu e o meu governo iremos governar pensando mais em Portugal e no seu futuro , e não no Partido Socialista e no seu futuro .
Se , dentro de quatro anos o eleitorado estiver eventualmente descontente connosco , agastado por causa da nossa política de rigor , de exigência e de verdade , e como consequência , perdermos as seguintes eleições legislativas , paciência .
Não nos importaremos , se tivermos governado para bem de Portugal .
Será pedir muito? Ou estarei a ser demasiado ingénuo?E será que , com tal discurso, o Partido Socialista ganharia as eleições legislativas do próximo dia 20 de Fevereiro? Eu acho que sim , ganharia .

This page is powered by Blogger. Isn't yours?