<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, janeiro 25, 2005

PROTOCOLOS E POLÍTICA ESPECTÁCULO

Está anunciado mais um protocolo ! A celebrar desta vez entre a Câmara Municipal da Figueira da Foz e a PSP local. Com direito a cerimónia solene no salão nobre dos Paços do Concelho, em mesa decorada com um arranjo floral, fotografias, jornalistas dos media locais e regionais, e umas tantas fotografias na página web da Câmara ...
Ainda um dia me dará pachorra para fazer um inventário das resmas e resmas de protocolos celebrados pelo actual executivo camarário. Levará muito tempo, pois são mesmo muitos e muitos.
Segundo leio na dócil imprensa local e regional, o tal protocolo visa um objectivo tão transcendente como a cedência da cartografia do concelho para reconhecimento do território de actuação.
A PSP , no âmbito deste protocolo, vai ser obrigada a esta coisa importantíssima : “fornecer à Câmara a localização e zonas de influência das suas esquadras, e os dados estatísticos sobre criminalidade denunciada”.
Como se pode inferir, este protocolo vai permitir dar à acção política municipal uma outra dimensão e uma qualidade até agora ainda não atingidas !... O protocolo até prevê, vejam lá, um grupo de trabalho, com um técnico de cada uma das instituições.
O executivo camarário tem todo o direito de fazer política no modelo de acção que quiser. Pode ser ética ou politicamente contestável e condenável, mas isso é outra história.
Já a PSP, não deveria, a meu ver, deixar-se envolver em acções de política espectáculo, sobretudo em tempos pre-eleitorais .
E já agora. Porque não celebrarem também a Câmara Municipal e a PSP um protocolo para se acabar , de uma vez por todas, com a pouca vergonha do estacionamento em dupla fila na Rua da República ? .
De forma a não se assistir mais a situações desprestigiantes para o estado democrático, como seja a de agentes da PSP a passearem tranquilamente pela rua fora, com esta cheia de viaturas estacionadas em descarada contravenção , e sem mexerem uma palha , assobiando para o lado e fingindo nada verem .

This page is powered by Blogger. Isn't yours?