<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, janeiro 13, 2005

LÁ VAMOS CANTANDO E RINDO
LEVADOS , LEVADOS , SIM!....

Nas minhas agora frequentes deambulações pela imprensa local da Figueira da Foz dos anos 60 , dei há dias com a seguinte deliciosa notícia ( “A Voz da Figueira “ de 30.Maio.1963 ) :

(...) foram inaugurados , no domingo, no nosso concelho , os seguintes melhoramentos : 1 lavadouro no lugar do Casal da Robala ( Tavarede) ; um troço de 200 metros de caminho nas Regalheiras de Lavos ; 1 Escola com duas salas , na Costa de Lavos ; 1 Escola, com 2 salas , nas Matas do Louriçal (Marinha das Ondas ) (...) ao som de música e do rebentar de foguetes , o Sr. Governador Civil cortou a fita simbólica colocada à entrada do lavadouro , e a assistência aplaudiu com entusiásticas palmas .
(...) Nesta laboriosa e piscatória povoação a sul do Concelho , a comitiva foi recebida pelas crianças das escolas , e por elementos da Mocidade Portuguesa , que abriram alas , arremessando sobre as autoridades oficiais , pétalas de flores .

Como se vê , o estilo dos tempos de hoje , em particular na Figueira da Foz , não mudou muito relativamente àquele distante antigamente .
Ao menos, em Maio de 1963 , foram inauguradas obras novas, tangíveis .
Não foram meras inaugurações de início de obras de remodelação ou primeiras pedras , como hoje aconteceu aqui nesta nossa animada paróquia da Figueira da Foz , com a presença de Pereira Coelho , ilustre membro do Governo de Santana Lopes, candidato pelo PPD-PSD às próximas eleições legislativas pelo círculo de Coimbra .
Naqueles salazarentos tempos , raramente as singelas inaugurações metiam Secretário de Estado . Vinha só , em geral, o Governador Civil.
Também é verdade que na altura não era preciso . Não havia eleições. Nem governos de gestão .

This page is powered by Blogger. Isn't yours?